Quem acabou de sair do ensino médio e ainda não dispõe de experiência profissional ou formações específicas, deve saber que pode conseguir o seu primeiro emprego através do programa do Jovem Aprendiz. Periodicamente, são disponibilizadas diversas vagas para os jovens nas melhores instituições do país e se você quer saber como se inscrever, continue lendo.

O que é o Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi criado pleo Governo Federal, através da Lei da Aprendizagem. Esta lei garante que as empresas sejam obrigadas a cumprir um percentual de vagas para a inciativa.

Com este recurso, muitos jovens inciam a carreira profissional em grandes empresas, como por exemplo o jovem aprendiz DetranOs cargos na instituição, além da atuação e dos direitos, irão proporcionar treinamento para o contratado.

As oportunidades estão disponíveis em diversas empresas e irão fazer toda diferença para o seu currículo futuramente. A carga horária de serviço é menor e também são ofertados alguns benefícios.

É possível, por exemplo, trabalhar como jovem aprendiz Senac e ainda ter direito a uma formação profissionalizante inteiramente gratuita!

Qual a diferença entre Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz?

Muita gente acaba confundindo os dois programas, mas vale lembrar que eles têm um funcionamento diferente. Por exemplo, o Menor Aprendiz terá um tipo de contrato diferente, e é direcionado aos jovens entre 14 e 17 anos.

Já o programa Jovem Aprendiz abrange uma idade máxima superior ao do Menor Aprendiz, indo até os 24 anos. Em ambas as situações, a carga horária de trabalho não deve interromper ou prejudicar os estudos.

Os programas devem ser aderidos por empresas de médio e grande porte, incluindo lojas de departamento e instituições financeiras da rede pública e privada.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz?

A demanda de empregos é diferente para cada estado, por isso, o primeiro passo para realizar a sua inscrição é verificar as oportunidades disponíveis para a sua região. Acesse os link disponíveis no texto ou procure se informar quanto as instituições parceiras do programa.

Se você estiver de acordo com os requisitos do Jovem Aprendiz, acesse o site uma empresa parceira como as que foram mencionadas aqui e veja se há opção de se inscrever.

Você também pode participar indo diretamente nas empresas de médio e grande porte que tem parceria com o Jovem Aprendiz ou o Menor Aprendiz e se informar. Esta é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho e conseguir uma boa experiência profissional.