O Encceja é uma prova que acontece anualmente, com o objetivo de permitir aos estudantes que não completaram o ensino básico a conquista de seu certificado de conclusão.

Para conseguir o documento, os candidatos devem estar acima da média prevista para prova, acertando o número mínimo de questões e se saindo bem na prova de redação. Quer saber como funciona a avaliação? Entenda tudo lendo as seguintes informações:

O Encceja

O Encceja corresponde ao Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O maior objetivo da inciativa é melhorar o cenário da educação no país.

Pesquisas recentes apontaram que ainda há um grande número da população que não conseguiu concluir o ensino básico, e provavelmente, não tem tempo ou disposição para estudar em programas como o EJA.

A avaliação do Encceja é mais simples, pois promove a mesma aquisição de certificado sem que o candidato precisa frequentar aulas ou cumprir médias escolares.

Para participar das inscrições Encceja 2020 na categoria do ensino fundamental, o candidato precisa ter pelo menos 15 anos até o dia da prova. Enquanto para a categoria de ensino médio, o mesmo precisa ter pelo menos 18 anos até o dia da prova.

A prova

A prova do Encceja irá se dividir dentre as matéria do ensino fundamental ou do ensino médio, sendo necessário responder a 30 questões sobre cada matéria.

As questões do exame são objetivas e geralmente apresentam quatro alternativas para que o participante solucione o enunciado e escolha a resposta correta.

Cada nível irá possuir um grau de dificuldade diferente. E vale lembrar ainda que os interessados que não possuem nem o certificado do ensino fundamental e nem o do médio, devem realizar somente a prova do Encceja destinado ao ensino médio.

É possível que os candidatos se preparem para a prova e alcancem a nota mínima para aprovação através do simulado Encceja 2020 e das provas anteriores.

A prova de redação

A prova de redação também é uma está muito importante e vale no total 10 pontos. Para ser aprovado o candidato precisa tirar o menos 5 pontos.

O tema da redação do Encceja é desconhecido até o momento da prova, em que os candidatos poderão ler a proposta de redação e desenvolver seu texto.

Geralmente, os temas que tem mais chances de serem selecionados são aqueles considerados importantes para a sociedade, podendo ser uma temática bastante abordada nas escolas. Os estudantes devem ler constantemente notícias para estar preparados!