Hoje em dia, a grande prioridade do brasileiro é a praticidade e por isso, todos os órgãos públicos e empresas têm investido em recursos através de plataformas digitais.

É necessário contribuir anualmente para algumas taxas. Quem é proprietário de um veículo no Brasil, fica sujeito ao pagamento de valores como o IPVA e o DPVAT.

Mas e quando o motorista deixa de pagar os valores e não quer ir em uma unidade do Detran para solucionar as irregularidades? Bem, você pode consultar esses débitos no site do Detran.

O Detran é o órgão responsável pelo funcionamento e manutenção do trânsito no país. Esta é uma instituição estadual e fica sujeita a aplicação de regras para cada região. Isto quer dizer que para cada estado haverá um Detran responsável, assim como uma plataforma digital.

Muitas casualidades podem levar o motorista a ficar com alguma pendência no Detran. Um bom exemplo dessas dividas é o descumprimento de taxas obrigatórias como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A aplicação e cobrança de multas também acaba virando uma pendência no Detran e vale a pena lembrar que quem não cumpre com os valores pode acabar se prejudicando.

Além do próprio valor das taxas em questão, pode ocorrer a aplicação de uma multa pelo não pagamento, assim como um acréscimo de juros ao valor total.

Saiba mais em: https://ipvasp.inf.br/

Se você quer solucionar as suas pendências de forma simples, é preciso acessar o site do Detran a sua região. Por exemplo, se você ainda não pagou o IPVA 2020 SPdeve acessar o detran.sp e seguir os procedimentos necessários. Veja abaixo o passo a passo:

Passo 1

Acesse o site do Detran do seu estado e faça o seu login informando o número da placa do seu veículo ou do RENAVAM.

Passo 2

Quando você acessar o seu perfil, todos os seus débitos ficarão disponíveis para serem visualizados. Você deve buscar por suas pendências.

Passo 3

Se você estiver devendo o IPVA, encontrará a opção de parcelar a sua divida. Para os demais valores, pode depender de cada situação.. Escolha a forma de pagamento.

Passo 4

Após selecionar a divida e a opção de cumprimento do valor, você deve gerar a Guia de Pagamento. Esse boleta já será emitido com a correção de valores aplicados.

Passo 5 

Depois é só imprimir a sua guia e realizar o pagamento em uma agência bancária ou casa lotérica.